Relato de abordagem multidisciplinar utilizada para o restabelecimento da estética e função de paciente com histórico de trauma na região anterior: 24 meses de acompanhamento

Relato de abordagem multidisciplinar utilizada para o restabelecimento da estética e função de paciente com histórico de trauma na região anterior: 24 meses de acompanhamento

Compartilhar

AUTORES

Lucas Pradebon Brondani
Doutor em Clínica Odontológica – Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.
Orcid: 0000-0002-7634-8527.

Thiago Marchi Martins
Doutor em Odontologia, área de Periodontia – Unesp; Professor adjunto da disciplina de Periodontia – Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.
Orcid: 000-0001-6647-1313.

Mateus Bertolini Fernandes dos Santos
Doutor em Clínica Odontológica, área de Prótese Dental – FOP/Unicamp; Professor adjunto da disciplina de Prótese Dentária – Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.
Orcid: 0000-0001-5477-4077.

Noéli Boscato
Doutora em Clínica Odontológica, área de Prótese Dental – FOP/Unicamp; Professora associada da disciplina de Prótese Dentária – Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.
Orcid: 0000-0002-3817-1732.

César Dalmolin Bergoli
Doutor em Prótese Dentária – Unesp; Professor adjunto da disciplina de Prótese Dentária – Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.
Orcid: 0000-0003-4835-8477.


RESUMO

A reabilitação oral de pacientes com destruição coronária ou perdas dentárias anteriores não apenas restabelece estética e função, mas também devolve a autoestima do paciente. Para a realização de uma reabilitação oral satisfatória, a utilização de estratégias multidisciplinares que associem restaurações cerâmicas com cirurgia periodontal tem sido indicada como uma boa alternativa de tratamento. Dessa forma, este relato de caso descreve uma reabilitação estética e funcional com coroas múltiplas, unitárias e laminados cerâmicos em conjunto com cirurgia plástica periodontal. Após a finalização dos procedimentos restauradores, notou-se que os tratamentos propostos atingiram seus objetivos ao devolver estética, função e autoestima ao paciente.

Palavras-chave – Prótese dentária; Reabilitação bucal; Estética dental.


ABSTRACT

Oral rehabilitation of patients with previous tooth destruction/loss not only restores aesthetics and function, but also restores patient self-esteem. For a satisfactory oral rehabilitation, the use of multidisciplinary strategies that associate ceramic restorations with periodontal surgery has been indicated as good treatment alternatives. Thus, this case report describes an aesthetic and functional rehabilitation with multiple, single crowns and ceramic laminates associated with periodontal plastic surgery. Upon conclusion of the restorative procedures, it was noted that the proposed treatments achieved their objectives by returning aesthetics, function and selfesteem to the patient.

Key words – Dental prosthesis; Mouth rehabilitation; Dental aesthetic.

Recebido em jul/2019
Aprovado em out/2019