Tratamentos protéticos para dentes anteriores escurecidos
O tratamento estético de dentes anteriores escurecidos representa um grande desafio para os cirurgiões-dentistas.

Tratamentos protéticos para dentes anteriores escurecidos

Compartilhar

Diego Klee ressalta que os laminados cerâmicos são uma alternativa arriscada para o tratamento restaurador estético em dentes anteriores escurecidos.

O tratamento estético de dentes anteriores escurecidos representa um grande desafio para os cirurgiões-dentistas. Com a correta indicação e cuidadoso planejamento, os laminados cerâmicos permitem excelentes resultados estéticos, com mínimo desgaste dos dentes, sendo uma opção para casos em que são almejadas pequenas alterações de cor e mudanças de forma e posição.

Em dentes anteriores escurecidos, os laminados cerâmicos são uma alternativa arriscada para o tratamento restaurador estético. Para mascarar o substrato desfavorável, será necessário um desgaste considerável e a exposição de grandes áreas de dentina resultará em uma estrutura residual insuficiente para uma adesão confiável. Nestes casos, o emprego de coroas totais parece uma opção segura, com estabilidade mecânica, biocompatibilidade com os tecidos periodontais, resultado estético previsível e, acima de tudo, longevidade clínica.

A seguir, será apresentado um caso clínico em que uma coroa total, com infraestrutura em zircônia estratificada com cerâmica feldspática, foi usada para a reabilitação estética de incisivo lateral desvitalizado e escurecido. A infraestrutura em zircônia possui alto potencial de mascaramento de substratos escurecidos, mesmo em pequenas espessuras. O plano de tratamento multidisciplinar compreendeu o retratamento endodôntico, seguido pela confecção de núcleo de fibra de vidro e resina composta, e coroa total no elemento 12, além da substituição das restaurações insatisfatórias de resina composta dos dentes vizinhos. Um excelente resultado estético foi alcançado, neste que podemos considerar um dos maiores desafios da prótese fixa.


Diego Klee

Professor associado da disciplina de Prótese Parcial – UFSC; Doutor em Odontologia Restauradora e Prótese Dentária – Unesp/SJC.
Orcid: 0000-0002-6927-331X.