Adesão: a redenção da Odontologia

Compartilhar

Em editorial, Marco Antonio Bottino reforça que a relevância da adesão é tão grande que foi o assunto escolhido para estampar a capa desta edição da PróteseNews. 


De tempos em tempos conseguimos observar revoluções na Odontologia que geram profundas transformações técnicas e também nos resultados dos tratamentos. Um exemplo: o uso da prótese livre de metais só foi possível a partir do desenvolvimento do sistema adesivo. Sem adesão, não é possível cimentar. Sem adesão não haveria possibilidade de fazer o tipo de prótese utilizado atualmente.

Dado esse passo histórico, os conceitos e produtos foram melhorando cada vez mais até chegar ao nível que presenciamos hoje. As gerações de materiais cerâmicos evoluíram gradativamente, levando a estudos e pesquisas que aprimoraram o tratamento das superfícies e que, consequentemente, elevaram a capacidade e a durabilidade da união adesiva. Isso foi importante para oferecer maior longevidade à reabilitação do paciente.

A relevância desse tema é tão grande que foi o assunto escolhido para estampar a capa desta edição da PróteseNews. Preparamos uma matéria especial para discutir os desafios da cimentação adesiva indireta. Nossa intenção é mostrar como o tratamento de superfície de cerâmicas vítreas age no comportamento mecânico das restaurações e na adesão a cimentos resinosos. Para isso, contamos com um excelente time de professores e pesquisadores da área de Materiais Dentários.

Agora, aproveite a leitura da sua revista e fique de olho nas próximas revoluções da Odontologia.

Marco Antonio Bottino


Marco Antonio Bottino
Editor científico da revista PróteseNews.