Pensar além: foi assim que José Lincoln de Queirós Júnior planejou a carreira e, hoje, trabalha para tornar a tecnologia digital acessível a todos.
Por Andressa Trindade
Há quase 25 anos, quando José Lincoln de Queirós Júnior optou pela carreira em Odontologia, o conceito de integração entre especialidades ainda não era tão disseminado e algumas áreas eram pouco exploradas. Durante a faculdade, surgiu o interesse pela Prótese Dentária, em uma época em que não se falava tanto sobre a união entre Dentística e Reabilitação Oral. “Mas, para mim, essa relação sempre fez muito sentido. Em resposta a essa percepção, minha escolha para a pós-graduação foi estudar as duas especialidades em sequência”, comenta.
O currículo do profissional reflete esse planejamento: graduado em Odontologia pela Universidade de Brasília, em 2000, é especialista em Dentística Restauradora pelo Hospital das Forças Armadas do Distrito Federal, especialista em Prótese Dentária e pós-graduado em Implantodontia pela Universidade de Brasília.
Para ele, os conceitos de adesão e mínima intervenção associados à base funcional da reabilitação são a chave para o sucesso dos tratamentos restauradores. “Sempre busquei me preparar para esse cenário. A habilidade é algo que se desenvolve com a prática e enxergo que atualmente os recursos digitais são grandes aliados na aceleração deste processo”, observa.
No ano 2000, após se formar, Lincoln de Queirós teve a oportunidade de integrar um dos principais grupos clínicos de Brasília, chamado Uniface, no qual permaneceu até 2010. Esse período coincide com a época em que a Implantodontia começava a se expandir no Brasil, por isso, durante dez anos, o grupo desenvolveu atividades clínicas e de educação nesta área.
Em 2007, após a conclusão da pós-graduação, ele deu os primeiros passos em direção à Odontologia Digital, quando implementou o método digital nas clínicas e nos laboratórios. “Desde então, meu foco principal foi entender e desenvolver fluxos e novas possibilidades na Odontologia Digital, sempre pensando em como tornar essa transformação tecnológica praticável para qualquer profissional”, afirma.
Hoje, Lincoln atua em duas frentes profissionais: clínica e acadêmica. Além de ser sócio e responsável técnico da ClickDent Odontologia Digital – empresa criada em 2018, que atende pacientes e digitaliza todos os processos odontológicos –, também é coordenador científico do Telemetria Dental, um grupo de educação focado em Odontologia Digital composto ainda por Ana Lúcia Caetano e Sérgio Gianvechio, e administrado por Alessandra Medina. “A ClickDent é uma startup que busca um novo conceito de atendimento e relacionamento com o cliente, e o desenvolvimento de novas tecnologias para a área odontológica, além de funcionar como sede de alguns cursos do grupo Telemetria Dental”, adiciona.
Conciliar a carreira de professor com a atividade clínica tornou-se um desafio e uma oportunidade. Isso porque a rotina clínica exige muita energia e tempo para planejar e executar os casos. “Porém, cada vez mais percebo que aliar educação e atendimento é algo que abre a mente e nos obriga a estar sempre atualizados e conectados com a literatura científica”, observa.
Nos últimos anos, o grupo de profissionais do qual faz parte desenvolveu alguns artigos e capítulos de livros com abordagens relacionadas à Odontologia Digital. O foco é desenvolver novas alternativas e tentar organizar da maneira mais didática possível o conhecimento sobre o uso da tecnologia na Odontologia, principalmente para os profissionais que estão iniciando a caminhada digital. Dessa forma, são criados de dois a quatro novos fluxos digitais mensalmente na ClickDent e na Telemetria Dental, para tornar o trabalho estimulante e desafiador. Para ele, essencialmente, a Odontologia precisa estar alinhada ao perfil do profissional moderno de outras áreas – o que permite alavancar o potencial de sucesso na qualificação técnica dos dentistas.
Toda a trajetória e as ambições profissionais de Lincoln estão relacionadas com a tecnologia aplicada à Odontologia.
Recentemente, a ClickDent e a Telemetria Dental firmaram um acordo de cooperação técnica com a Straumann, que possui soluções para Implantodontia e desenvolve um trabalho consistente na área digital. Esse é um dos pilares de crescimento da empresa para o ano que vem. No que se refere à Telemetria Dental, a proposta é oferecer novas soluções para os alunos e para as publicações científicas, falando sobre fluxos digitais inéditos, além de dar continuidade aos projetos internacionais da empresa.
Já na clínica, ele está trabalhando para expandir a capacidade e qualidade de atendimento, agregando um portfólio de tratamentos digitais customizados, o que será possível por meio de novos equipamentos e da aplicação dos novos fluxos desenvolvidos internamente. “É preciso que o espírito empreendedor na Odontologia seja encorajado e desenvolvido, mas sempre embasado cientificamente e conectado com o que o mercado atual exige”, finaliza.