Odontologia para sortudos e azarados

Odontologia para sortudos e azarados

Compartilhar

Em editorial, Marco Antonio Bottino orienta os profissionais da Odontologia para quando o isolamento por conta da pandemia de Covid-19 acabar.

Você pulou ondinhas, vestiu roupas brancas e comeu lentilha. E, pelo andar da carruagem, nada disso adiantou. Todos nós sonhávamos com um ano de 2020 afortunado, mas fomos atropelados em cheio pelo vírus chinês.

O que fizemos de errado para sermos castigados de forma tão dura? Não, eu não acredito em sorte ou azar. E em momentos de grandes crises, como esse, fica muito mais didático falar sobre o assunto.

Ao longo de minha trajetória, testemunhei muitas crises brasileiras e internacionais, com períodos de abundância e de escassez. Uma das lições que aprendi é que, diante de um problema concreto, não adianta ficar parado, lamentando. É preciso ação, é preciso atitude.

Enquanto o período de isolamento durar, não adianta querer contrariar as orientações dos infectologistas. Proteja-se ao máximo, em casa e atendendo apenas emergências. Prepare-se, organize-se e recupere suas energias.

Assim que o isolamento acabar, você terá de correr para recuperar seus ganhos. Além disso, precisa fazer sua parte para ajudar a reaquecer nossa economia. Use seu prestígio como bom profissional e sua qualidade clínica para atrair clientes.

Seja criativo e proativo, não fique esperando cair do céu. Por exemplo: peça à sua secretária que ligue para seus antigos pacientes, convidando-os para uma consulta de manutenção. É nessas visitas que descobrimos a necessidade de outros tratamentos.

Algumas soluções simples como essa podem fazer a diferença nas contas de seu consultório. Ao mesmo tempo, vai ajudar a roda econômica do País para que ela volte a girar. É assim que vamos salvar 2020, com trabalho e qualidade profissional.

Ficar parado, com os dedinhos cruzados, apenas torcendo para dar certo, é a receita dos azarados.

Confira outros editoriais de Marco Antonio Bottino na revista PróteseNews.