A integração que faz a diferença

A integração que faz a diferença

Compartilhar

O editor científico Marco Antonio Bottino destaca as novidades da revista PróteseNews no ano de 2020, com integração entre clínicos e laboratórios.

Por consequência natural da evolução da Odontologia, os profissionais que se dedicam à promoção da saúde bucal foram subdivididos em diversas funções diferentes.

Assim, temos clínicos gerais, especialistas e técnicos em prótese dentária. Se observarmos o universo dos especialistas, ainda temos protesistas, periodontistas, implantodontistas, endodontistas etc. Sem medo e sem demagogia, podemos dizer que todos são importantes. Cada um deles, em sua área, busca aprofundar seu conhecimento para oferecer o melhor ao paciente.

No entanto, não podemos perder a visão geral de nossa profissão. Quando cada especialista permanece isolado em sua própria área, ele deixa de saber o mínimo necessário para dar atendimento ao paciente.

Nesse momento, entra em cena uma palavrinha que faz toda a diferença: integração. Foi por esse motivo que a PróteseNews nasceu: para ajudar a integrar clínicos e laboratórios, e todos os especialistas entre si.

Esta edição, que é a primeira de 2020, é um retrato desse importante valor que guia nossas escolhas editoriais. Apresentamos três novos colunistas de diferentes backgrounds e alto calibre que vão ajudar a colorir nossa paleta de conhecimentos: Luis Calicchio, que traz sua forte experiência com Estética do Ateliê Oral, e está em seu novo projeto tecnológico, o UDLab; o cirurgião português Diogo Viegas, que vai falar sobre o emprego da tecnologia como aliada da prática clínica diária; e, por fim, o ceramista David Morita, que passa a assinar o conteúdo da coluna Direto da bancada.

Aproveito a ocasião para registrar o meu agradecimento público à inestimável contribuição do professor Hilton Riquieri como colunista fixo da PróteseNews durante os anos de 2018 e 2019.

Boa sorte em sua nova empreitada norte-americana.

Para nós, que ficamos aqui no Brasil – por que não? – ficam também os votos de sucesso.

Boa leitura a todos.