BPA free é tendência no mercado odontológico

Compartilhar

A FGM está inserindo no mercado produtos BPA free, como a resina Vittra APS e os adesivos para esmalte e dentina Ambar, Ambar APS e Ambar Universal APS.

Assim como acontece nos países europeus, a indústria brasileira começa a investir em produtos BPA free. Também chamado de bisfenol A, o BPA é uma substância química orgânica que constitui a unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi. A substância costuma estar presente em produtos de plástico duro e transparente.

Estudos demonstram seu potencial de prejudicar a saúde, causando distúrbios de comportamento, problemas de memória, puberdade precoce, câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. O BPA é um xenoestrógeno, ou seja, ele confunde os receptores celulares no organismo e se comporta de forma parecida aos estrógenos naturais. Por esse motivo, é considerado um disruptor endócrino, que desequilibra o sistema endócrino e modifica o sistema hormonal.

Embora a quantidade liberada na saliva por materiais resinosos seja milhares de vezes menor do que a dose limite de segurança, há uma tendência de remover o BPA dos produtos odontológicos restauradores. Nesse sentido, a FGM Produtos Odontológicos está inserindo no mercado produtos BPA free, como a resina Vittra APS e os adesivos para esmalte e dentina Ambar, Ambar APS e Ambar Universal APS. “A Vittra APS não possui em sua formulação os monômeros sintetizados a partir deste composto, estando em consonância com órgãos reguladores internacionais. A base orgânica da resina conta com os monômeros do tipo UDMA e TEGDMA, que não liberam BPA na saliva”, explica Friedrich Georg Mittelstädt, diretor técnico da FGM.

Deixe uma resposta