Computador: o aliado mais importante da fotografia

Computador: o aliado mais importante da fotografia

Compartilhar

Ivan Yoshio sugere o computador adequado para professores que ministram cursos ou o utilizam em consultório para gerenciamento, organização, armazenamento e backup de arquivos digitais.


Um aliado importante da fotografia é, sem dúvida, o computador. Mesmo com os celulares para fotografar e publicar imagens, um notebook ou desktop é necessário para desempenhar tarefas maiores. Eu já tive um MacBook Air de 13” que usava apenas nos cursos e editava poucas fotos, mas senti dificuldade para edição de vídeos. Hoje, tenho um MacBook Pro de 15” e consigo desempenhar mais funções, como editar fotos e até mesmo vídeos (Figura 1).

Uma pergunta frequente é se um MacBook é melhor do que os outros notebooks. Eu digo que não: tem mais fama do que benefício real. O que me atrai nos equipamentos da Apple são a comunicação e a interatividade entre os dispositivos, principalmente pela facilidade com que isso ocorre – os produtos parecem ser realmente destinados para simplificar o manuseio depois que o usuário se acostuma com a plataforma. Porém, penso que o valor agregado desta marca é maior do que ela realmente oferece como desempenho e qualidade.

Apesar de hoje em dia ter centralizado minhas edições neste notebook, eu ainda acredito em um computador de mesa com tela maior e componentes escolhidos a dedo. O objetivo aqui, portanto, é sugerir um computador adequado para professores que ministram cursos ou profissionais que o utiliza em consultório para gerenciamento, organização, armazenamento e backup de arquivos digitais (Figura 2).

Equipamento para consultório

Para escolher o modelo, deve-se determinar sua finalidade principal. É interessante pensar também se o uso será “fixo” ou “móvel” – por exemplo, os professores que viajam muito e passam pouco tempo no consultório talvez precisem de um notebook mais robusto.

Existem duas formas de comprar um computador: adquiri-lo montado pelo fabricante (como Apple, Dell, HP e Lenovo) ou recorrer a uma loja conhecida de informática para montá-lo de acordo com suas necessidades. Nos dois casos existe a desvantagem de serem utilizadas peças de baixa qualidade e até incompatíveis se a marca ou a loja não forem confiáveis. A vantagem de comprar de uma marca renomada é a segurança da estabilidade de peças e componentes, além da assistência técnica. Já um computador montado possui como vantagem o preço e, claro, se o local for confiável, as peças serão excelentes.

Os computadores de uma clínica ou consultório podem ter configuração básica, já que os softwares de gerenciamento não precisam de alta demanda de memória. Mas, no caso de uma clínica de grande porte, talvez seja necessário um servidor para centralizar algumas funções.

Edição de imagens ou vídeo

O computador para edição de imagem ou vídeo deve ter capacidade maior de processamento de dados e, como consequência, possui custo maior. Na verdade, o que muda é a velocidade no desempenho de uma mesma tarefa, ou seja, um computador mais simples conseguirá realizar a mesma função de um sofisticado, porém levará mais tempo e fi cará mais lento.

A edição de vídeo e edição de uma grande quantidade de fotografia ao mesmo tempo exige bastante do computador. Dessa forma, é melhor investir em um i5 ou i7 com 16 GB de memória RAM (Figura 3) e HD do tipo SSD (Figura 4). Também recomendo monitor LG com 23 polegadas, no mínimo.

Aos professores que viajam e necessitam de notebook para editar fotos, uma boa dica é o MacBook Air, porém, para edição de vídeo ele fica um pouco mais lento, sendo melhor apostar em um MacBook Pro. Também recomendo um Dell equivalente, que tem o benefício do custo menor e desempenho melhor.

É interessante lembrar que diversos softwares, como os utilizados para CAD/CAM (3D), não são compatíveis com a Apple, aceitando apenas ambiente Windows. Para este caso, sugiro a versão Alienware vendida pela Dell. Lembre-se de que nada adianta ter um bom computador e uma boa câmera fotográfica se você não tem um bom backup.


Ivan YoshioIvan Yoshio
Especialista em Dentística Restauradora Estética – APCD Campinas; Professor convidado em mais de 20 cursos de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado; Autor do livro A Arte da Fotografia Digital na Odontologia.
contato@ivanyoshio.com | Instagram: @ivanyoshio