Implante imediato na área estética: fluxo digital

Implante imediato na área estética: fluxo digital

Compartilhar

Marcos Motta apresenta caso clínico com substituição de elemento perdido por coroa individual de porcelana, suportada por implante imediato osseointegrado.

Um paciente do sexo masculino, com 32 anos de idade, procurou atendimento após sofrer um trauma na região dos incisivos centrais. O exame clínico mostrou mobilidade na coroa do elemento 21 e fístula na região vestibular (Figura 1).

A tomografia apontou uma trinca na altura do terço médio radicular (Figura 2). O tratamento proposto – e aceito pelo paciente – foi a substituição do elemento perdido por coroa individual de porcelana, suportada por implante imediato osseointegrado.

A partir do escaneamento das arcadas e utilizando as imagens tomográficas, o caso foi montado virtualmente no programa CoDiagnostix (Straumann) e executado o planejamento para a instalação de um implante (Figura 3). Após a sondagem para verificação da presença do osso alveolar – fator importante para a decisão de estratégia cirúrgica –, foram administrados dois tubetes de anestesia infiltrativa (cloridrato de lidocaína 1:100.000).

O elemento dentário foi extraído de maneira delicada, visando preservar os tecidos (Figura 4). Com o auxílio do guia cirúrgico impresso a partir do planejamento virtual (Figura 5), foi executada a instrumentação cirúrgica para instalação de um implante GM Helix Acqua 3,5 mm x 16 mm (Neodent), sob irrigação com solução salina. O implante foi instalado (Figura 6), ancorado na parede palatina do alvéolo e posicionado com o topo 2 mm abaixo da crista óssea (Figura 7). Um pilar protético Exact GM 3,3 mm x 6 mm x 3,5 mm (Neodent) foi colocado definitivamente, de acordo com o torque recomendado pelo fabricante. Para compensar as deficiências em volumes vestibulares, foi feito o preenchimento com o substituto ósseo bovino Straumann CeraBone (Figura 8). Um provisório foi instalado imediatamente (Figura 9).

A medicação pré e pós-operatória incluiu ibuprofeno 400 mg, em duas doses diárias, por um período de cinco dias, além de amoxicilina (875 mg) associada a clavulanato de potássio (125 mg), com duas doses diárias por um período de sete dias. Utilizando um scanbody adequado para o pilar (Figura 10), procedeu-se com o escaneamento intraoral (Figura 11) utilizado para a produção de uma coroa de zircônia (Sistema Neodent Digital, Neodent), que foi cimentada definitivamente após os ajustes oclusais necessários.

A proservação de seis meses após a instalação da coroa demonstra a boa estabilidade dos tecidos (Figuras 12 e 13). Os exames radiográficos periapicais e os exames tomográficos mostram boa preservação óssea (Figura 14). O aspecto do sorriso foi considerado favorável pelo paciente (Figura 15).

A substituição de elementos dentários na região anterior utilizando as novas tecnologias digitais é simples, rápida e facilita o dia a dia da clínica, aumentando a precisão e qualidade dos resultados.

Confira outras edições da coluna “Virada Digital”.

Virada Digital na Odontologia

As conquistas recentes proporcionadas pela tecnologia digital abriram um novo universo de possibilidades na Odontologia. No entanto, por uma série de motivos, a maioria dos cirurgiões-dentistas permanece marginalizada aos novos recursos da Odontologia Digital.

Para virar esse jogo e desatar o nó da Odontologia Digital no Brasil, as revistas ImplantNewsPerio e PróteseNews apresentam o Virada Digital. Trata-se de um projeto multiplataformas para mostrar os melhores caminhos na transformação digital.